top of page
  • Foto do escritorAbraão Lira

Orientações para a terapia online

A prática do atendimento psicoterapêutico online exercida por psicólogo, é permitida desde 2018 pelo Conselho Federal de Psicologia através da resolução: CFP nº 011/2018, na qual regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação. Para maior segurança, o próprio conselho criou o E-Psi um sistema oficial que consta todos os psicólogos aptos a realizarem esse tipo de atendimento. Você pode me encontrar no E-Psi, basta clicar no link (https://e-psi.cfp.org.br/) e pesquisar por meu nome completo: Abraão Gomes Pereira Lira - CRP 13/12109.


A prática do psicólogo é orientada pelo código de ética profissional de 12/05/2005 (acesse-o clicando no link: https://site.cfp.org.br/legislacao/codigo-de-etica/).
Para a terapia online são necessários alguns cuidados no sentido de garantir um processo psicoterapêutico seguro e ético:

1 - Durante a sessão de terapia somente você e o psicólogo devem estar presentes, sendo assim, escolha um espaço reservado e com mínima vedação sonora (porta fechada), certifique-se que ninguém pode acessar livremente o local no decorrer da sessão.

2 - Esteja concentrado no atendimento. Evite comer, ingerir bebida alcoólica, fumar, ou até mesmo ter a presença do seu bichinho de estimação no ambiente que você estiver durante o atendimento.

3 - Se você optar por estar na terapia pelo seu celular ou tablet, é importante silenciar as notificações, impedindo que elas apareçam na tela enquanto ocorre a sessão. Deixe o seu aparelho móvel numa posição fixa para ficar com seus movimentos livres e se sentir mais confortável.

4 - Tire alguns minutos antes de começarmos e prepare o ambiente para que você se sinta bem nele. Dicas: prepare uma cadeira confortável, verifique se a temperatura/ventilação do lugar está adequada, deixe disponíveis lenços de papel.

5 - Os fones de ouvido com microfone são importantes aliados do sigilo a respeito do que é falado na sessão, também te ajudam a ouvir o psicólogo com mais qualidade e captam melhor sua fala em detrimento dos ruídos do ambiente.

6 - Prefira por usar um aparelho no qual apenas você tenha acesso, tal como manter a senhas do mesmo apenas sobre sua tutela.

7 - As sessões de terapia serão realizadas através do Google Meet, plataforma de videochamadas do Google que é criptografada. Você receberá um link de acesso único por sessão, somente seu e do psicólogo. Caso o seu sinal de internet ou o meu sejam prejudicados, podemos continuar o atendimento por chamada telefônica, priorizando a fala. Nesses casos, não se preocupe, eu ligarei para você.

8 - Esteja com seu aparelho eletrônico conectado a uma boa rede Wi-Fi, o uso de dados móveis pode não suportar a videochamada por muito tempo.

9 - Os atendimentos ocorrem uma vez por semana, tendo a duração média de 50 minutos.

10 - Você terá um horário reservado somente para você sempre no mesmo dia da semana. Em casos de necessidade, o horário pode ser remarcado para a mesma semana a partir de disponibilidade na agenda do psicólogo. Para as situações de remarcação e até mesmo cancelamento da sessão, você precisa avisar (no mínimo) com 24h de antecedência do horário agendado para você, caso contrário o valor da sessão será cobrado.

11 - O pagamento deve ser feito anteriormente a cada sessão, e podem ser efetuados através de transferência bancária via TED ou PIX.

12 - Se por ventura você atrasar, o tempo que chegou depois do horário de início da sessão não poderá ser reposto. Se programe bem. Como dito anteriormente, é muito propício reservar alguns minutos antes do atendimento para organizar o ambiente e focar.

Após essas orientações você está opto para participar de um atendimento psicológico à distância. Em caso de dúvidas, entre em contato por WhatsApp.
bottom of page